Agenda de Mulher's Blog

Just another WordPress.com weblog

In on It abril 6, 2010

Filed under: Uncategorized — agendademulher @ 11:35 pm

Embora não seja possível pra todo mundo ir ao teatro gostaria de comentar sobre a peca que está em cartaz no  Teatro da FAAP. Trata-se de In On It, texto de um dramaturgo canadense chamado Daniel MacIvor. Texto espirituoso, irônico, cômico e trágico. A direção é Henrique Diaz que trabalha com preciosismo o tempo, o espaço e, assim, constitui a cena como um lugar de passagem entre ficção e realidade. Talvez o teatro que nos anime hoje seja este que, sem trair a ficção, nos prometa a vida que, justamente, só a ficção pode fotografar. Vale dizer em tempos de bigbrothernização da vida.

A peça é um sutil jogo de luz e sombra em que personagens se desenham instantaneamente no corpo de dois atores: Emílio de Mello e Fernando Eiras (este último numa interpretação provocativa para quem gosta de pensar na existência, virtuosista para quem quiser pensar na técnica…) como se viessem de um lúmen e de um breu, como se fossem displays em uma cena e, todavia, vivíssimos.

A peça trata de vários conteúdos: o amor neurótico, o sentimento aterrorizante, ao mesmo tempo que banal, da finitude , o entorpecimento das relações familiares e amorosas. Mas nenhum deles tem sentido fora da forma de inspiração da tragicomédia. Uma espécie de fantasmagoria que só se explica pela cor com que se pode encenar o deboche, a melancolia, o medo e, por fim, a aposta de que apesar de tosca, e – por isso mesmo – a vida poderia ser uma ópera menos ridicularizante, apenas porque nos despiríamos do nonsense básico com que aceitamos encenar, não a peça, mas a vida.

Sempre penso que encenamos a vida, que não é possível estar fora da existência e que ela tem sua parte de teatro. E será mesmo que a vida é um teatro?

Quem tiver curiosidade dê uma olhada: http://inonit.wordpress.com/

Beijos Isa

 

2 Responses to “In on It”

  1. Julia Says:

    Não vi a tempo e perdi a peça!! Liguei no teatro Faap e eles disseram que não está mais em cartaz, mas que acham que foi pra outro teatro em SP. Procurei na internet, mas não achei.. por acaso você sabe pra qual foi?

    • Oi Julia, dia 7 de Maio acontece a reestreia da peça no Teatro Eva Herz.
      O espetáculo acontecerá de sextas e sábados às 21 horas e domingos às 18 horas.
      Vale muito a pena assistir!!!
      Beijos Isa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s